É chegado o mês de março, em que se celebra as artes circenses (Dia do Circo - 27 de março). O Mês do Circo será de diversas atividades nos municípios de Conde e Macaúbas. A Fundação Cultural do Estado Funceb/SecultBa, através de Gabriela Sanddyego diretora do Funceb e Mateus Anjos, estiveram em Conde, para lançar suas ações de 2025 e movimentar a cena circense local, com exibição de documentário, rodas de conversa, encontro setorial e mais. Todas as atividades serão abertas ao público.
As ações aconteceram nesta quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores do município de Conde, às 9h. Foi exibido Saberes da itinerância, documentário, produzido em 2023, durante o acompanhamento do edital Qualificação no Circo. O evento contou com a presença dos secretários Turismo Marcos de Bento, Agricultura caça e Pesca João Flores, Assessora Institucional Jéssica Leite, e do vereador e presidente da câmara Cristiano Cruz.
O conteúdo registrou alegrias, angústias, anseios e renovações dos artistas, teve o intuito de preservar a memória da itinerância circense e dar voz aos artistas, produtores e gestores dos circos premiados pelo edital.
O documentário mostrou as entrevistas realizadas com os artistas e produtores, captando imagens do cotidiano e retratos de acontecimentos com a missão de preservar a memória dos circenses itinerantes.
A mesma programação também acontecerá na cidade de Macaúbas, no dia 21 de março (sábado), na Concha Acústica do Ponto de Cultura da Famac no Festival de Cinema de Macaúbas, às 16h.
"A cooperação técnica entre a secretaria de cultura de Conde e o FUNCEB auxiliará o Município na perspectiva de se pensar outros projetos voltados para fortalecer a política pública destinada aos artistas circenses na cidade e também outros eventos culturais que estão em nosso calendário. Esses encontro fortalecem a cultura do nosso munícipio e que atrai turistas para a nossa cidade, consequentemente gerando e emprego e renda e o mais importante tirando nossas jovens da violência, pois sabemos que educação e cultura é uma grande ferramenta para afastar nossas crianças das drogas.” Pontuou Marcos de Bento.
Por Marcio Ramos
Jornalista DRT5202/BA