O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), foi homenageado na tarde de hoje (4) com a 7ª edição do Prêmio Santa Dulce dos Pobres, concedido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-Ba), em reconhecimento ao Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Fibromialgia, eleito o melhor projeto de saúde da Bahia. Alagoinhas também será premiada na Mostra Nacional Brasil Aqui Tem SUS, reforçando o impacto e a relevância das políticas de saúde pública implementadas no município.
O programa “Você não vê, mas dói: o cuidado integrado a pessoas com fibromialgia” foi apresentado pela Secretaria de Saúde de Alagoinhas durante a Mostra Cosems Bahia, destacando um atendimento humanizado e completo, que inclui consultas médicas especializadas, exames, suporte psicológico e nutricional, terapias de grupo, práticas integrativas e o atendimento personalizado às necessidades dos usuários. Outro ponto do programa é a emissão de carteiras de identificação, garantindo prioridade em filas para pessoas com fibromialgia.
A solenidade de entrega do prêmio, realizada na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), reuniu lideranças importantes, como Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID); Stela Souza, presidente do Cosems-Ba; além de Laína Passos, secretária Municipal de Saúde de Alagoinhas; Laíze Costa, diretora da Policlínica Municipal de Alagoinhas; além da diretoria executiva do Conselho.
Em seu discurso, o prefeito expressou sua gratidão e destacou sua longa trajetória como gestor público e profissional da saúde, ressaltando o compromisso contínuo com o fortalecimento do SUS.
“É uma honra estar ao lado de pessoas tão dedicadas ao SUS, um sistema que garante o direito à saúde para todos os brasileiros”, declarou, mencionando sua história e o legado que deseja deixar para a saúde em Alagoinhas e na Bahia. Ele também fez questão de enfatizar os resultados de sua gestão, como a recente inauguração do Hospital Materno Infantil de Alagoinhas, que se destaca como referência na região.
Para o prefeito, os avanços conquistados na Bahia ao longo das últimas décadas refletem o esforço contínuo dos profissionais de saúde e a colaboração com o governo estadual. “Quem vive o dia a dia do SUS sabe o desafio que é, mas também o impacto positivo que geramos para a população”, afirmou.
Maria Rita Lopes Pontes também fez um emocionante discurso, destacando o compromisso com o atendimento SUS e elogiando o programa de Alagoinhas, que segue os valores de justiça e cuidado, que são a base das Obras Sociais Irmã Dulce.
Na ocasião, o prefeito Joaquim Neto relembrou com emoção seu contato com Santa Dulce dos Pobres, quando estudante de medicina realizou seu internato de ginecologia no Hospital Santo Antônio. Ele mencionou a experiência de cumprimentá-la na rampa do hospital, onde Irmã Dulce fazia questão de receber os internos e abençoá-los. “Era muito especial, todo mundo fazia uma fila para pedir a bênção”, recordou o prefeito.
Foto: Thamires Almeida
Por Marcio Ramos
Jornalista DRT5202/BA